domingo, fevereiro 05, 2006

Firulinhas Audiofônicas...

Caso dono de iPod surdo x Apple
02/02/06 12:39 MacPress

Em ação judicial aberta anteontem (31/01), John Kiel Patterson acusa a Apple Computer de produzir produtos defeituosos que danificam o sistema auditivo dos usuários, especificamente de usuários de iPods. O reclamante espera obter status de ação de classe para sua queixa, ou seja, em benefício de todos os usuários. Detalhes sobre o teor da queixa foram revelados.

A ação foi aberta na corte federal de San Jose, California, EUA, conforme informou ontem o MacPress.

De acordo com informações da agência de notícias Associated Press, Patterson alega em sua ação que o iPod "tem projeto inerentemente defeituoso e não é suficientemente adornado com avisos adequados concernentes à probabilidade de perda de audição".

A AP diz ainda que, segundo o advogado de Patterson, Steve Berman, seu cliente não sabe se o aparelho prejudicou sua audição, mas essa é uma questão periférica na ação, que concentra-se no potencial que o iPod tem de causar perdas auditivas irreparáveis.

A Apple distribui com o iPod um aviso dizendo que "perda auditiva permanente pode ocorrer se os fones de ouvido forem usados em alto volume", informa a AP. Segundo a agência, a empresa de Steve Jobs foi forçada a retirar o iPod das prateleiras de lojas na França e a atualizar o software do aparelho para limitar o som a 100 decibéis, mas não seguiu essa determinação nos EUA, de acordo com a ação judicial.

A AP diz também que, segundo a ação, os fones distribuídos com o iPod contribuem com a perda auditiva induzida por ruído porque não diluem o som que entra no ouvido e ficam muito próximos do canal auditivo quando comparados a outras fontes sonoras